Monthly Archive: maio 2016
Diego Viscardi
31 de maio de 2016
Holding Familiar, Planejamento Sucessório
Diego Viscardi, Planejamento Sucessório
Ainda que as notícias mais recentes nos tragam a grande dificuldade, tanto no Governo Estadual como no Federal, de aprovação da nova sistemática de tributação das heranças e doações proposta, é fato que mudanças devem acontecer no Brasil nessa área. Isso é só uma questão de tempo. No atual panorama, o Governo sufocado elabora um ajuste fiscal de forma indiscriminada, “atirando” para todos os lados a fim de elevar sua arrecadação, tendo agora sua mira direcionada para a tributação sobre…
Read more
Diego Viscardi
29 de maio de 2016
Holding - Perguntas e Respostas
Diego Viscardi, Holding Familiar, Planejamento Sucessório
1 – No que concerne a administração da sociedade holding, é totalmente seguro essa administração pelo doador? Resposta: A administração por parte dos patriarcas é totalmente segura, pois os mesmos terão total poderes sobre a sociedade até a extinção do usufruto. No momento da doação o patriarca resguardará os direitos políticos sobre as quotas doadas, ou seja, o direito de voto será do patriarca. Não será levada em conta as vontades dos herdeiros nas deliberações, mas sim do patriarca. 2…
Read more
Diego Viscardi
20 de maio de 2016
Governança Corporativa Jurídico Familiar
Diego Viscardi, Empresa Familiar
As empresas familiares são o motor da economia no Brasil. Atualmente esse tipo de empresa representa 90% do mercado. As empresas familiares movimentam todo o setor de produtos e serviços em uma imensa gama de atividades e representam 60% dos empregos formais do país. Diante dessa representatividade e relevância para a economia, precisam estar preparadas para se manter no mercado. Pesquisas realizadas mostram que, de cada 100 empresas familiares abertas e bem sucedidas, 30 chegam à segunda geração e 15…
Read more
Diego Viscardi
9 de maio de 2016
Governança Corporativa Jurídico Familiar
Diego Viscardi
O grande desafio para a continuidade do sucesso e estabilidade nas empresas familiares ainda continua sendo a transição da primeira para a segunda geração, sendo principalmente marcada pela figura do fundador. Começa pela própria figura do patriarca/fundador que de uma forma geral, na maioria das vezes foi e é um grande empreendedor, todavia, tem dificuldade de entender em que momento a empresa se tornou maior do que ele próprio, ou seja, o momento em que a criatura se tornou maior…
Read more