Monthly Archive: março 2016
Diego Viscardi
31 de março de 2016
Holding Familiar, Planejamento Sucessório
Diego Viscardi, Holding Familiar, Planejamento Sucessório
Ao tratarmos planejamento sucessório e constituições de holdings na maioria dos casos existem alguns paradigmas que são levantados e devem ser quebrados. Existe um conceito, uma ideia das pessoas sobre o tema, mas que devem ser devidamente explicadas sobre outro viés. Dessa forma, trago abaixo três dos principais paradigmas sobre o assunto. Blindagem patrimonial – Nunca existiu/inexistente/ineficaz Comum nos dias atuais lermos em diversos textos que a constituição de holdings e elaboração de planejamentos sucessórios atua como uma blindagem ao…
Read more
Diego Viscardi
25 de março de 2016
Holding - Perguntas e Respostas
1- Um bem adquirido por pessoa física sócia após constituição da Holding é necessário alterar o contrato social para inclusão do mesmo? E quando for adquirido já pela Pessoa Jurídica? Somente a escritura é suficiente ? Resposta: No caso de um bem que foi adquirido por pessoa física sócia após a constituição da empresa, será mister uma alteração contratual na empresa objetivando a inclusão deste bem na empresa e automaticamente um aumento do capital social. Vale ressaltar que o bem…
Read more
Diego Viscardi
25 de março de 2016
Holding Familiar
Diego Viscardi, Holding Familiar
A holding familiar em regra será constituída mediante a integralização a título de capital social das participações societárias (holding pura) e dos imóveis (holding mista), ocorrendo posteriormente doação de quotas do patriarca para seus herdeiros, sendo inerente para esse ato a outorga do cônjuge. Como é comum em empresas familiares, normalmente o patriarca é casado em comunhão universal ou parcial, sendo em ambos os regimes sempre a autorização do cônjuge. Os patriarcas figurarão como usufrutuários e administradores da sociedade e…
Read more
Diego Viscardi
25 de março de 2016
Planejamento Sucessório
Diego Viscardi, Holding Familiar
O tema da falta de uma pessoa em decorrência de seu falecimento seja quem for (patriarcas, herdeiros, netos, primos) e de como seus bens serão divididos é evitado por muitos, em razão da alta carga emocional que carrega consigo. Contudo, buscar um meio de como organizar o patrimônio detido pelos patriarcas e matriarcas das famílias, seja ele expressivo ou não, ganhou extrema relevância prática. Por meio do Planejamento Sucessório é possível organizar o patrimônio familiar, já antecipando a forma de…
Read more